SUSTENTABILIDADE E SOCIAL

A Coopemapi, também conhecida como Mel da Gerais, sua principal marca, não apenas cultiva o mel, mas também cultiva um compromisso inabalável com a preservação e restauração do ecossistema do semiárido no Norte de Minas.

No passado, a sobrevivência na região estava limitada a práticas que prejudicavam o meio ambiente, a população da região tinha poucas opções de sobrevivência como:
1. O desmatamento para a exploração da madeira, a conversão de áreas florestais em pastagens para gado, ou o cultivo de monoculturas como algodão, grãos e cana-de-açúcar, além da exploração mineral;
2. Evasão de suas terras para áreas urbanas em busca de oportunidades de emprego.

Com o crescimento da apicultura, essa realidade foi transformada. Hoje, as florestas são preservadas, e a Coopemapi intensifica o plantio de árvores frutíferas e arbustos. Esse esforço não apenas contribui para a restauração da biodiversidade, mas também promove a recuperação de recursos hídricos, pois sabemos que ao reflorestar, estamos, na verdade, semeando água.

A importância das abelhas na polinização é crucial para a manutenção do equilíbrio planetário. Sem elas, o mundo seria mais árido e a oferta de alimentos drasticamente reduzida, já que mais de 70% do que consumimos depende da polinização por abelhas.

Ao preservar centenas de árvores, plantar mais de 20.000 mudas anualmente e promover a captação de CO2, a Coopemapi não apenas retribui ao meio ambiente, mas também contribui para a sustentabilidade regional e global. Além disso, um grupo dedicado da nossa equipe confecciona roupas especiais para a coleta de mel, criando oportunidades de trabalho e renda para a comunidade local. Nossa missão vai além do mel; é um compromisso com um futuro mais sustentável e próspero para todos.